Herdeiro de 4 Gerações

PRIMEIRA GERAÇÃO

No final da década de 1930, Bernardo Paulino Pereira abriu a sua primeira loja de óptica na cidade de Santarém. Desde então, três gerações da família Paulino seguiram os seus passos.

Na época de Bernardo Paulino, os óculos eram essencialmente uma ferramenta para corrigir a visão: força, resistência, qualidade do produto e conforto permanente eram altamente valorizados.




 

SEGUNDA GERAÇÃO


Ramiro Paulino, seu filho, assumiu o legado, sucedendo o pai no final da década de 1950 e expandindo o negócio para o oeste, até à cidade de Caldas da Rainha. Embora já existissem alguns negócios na cidade, a realidade da época exigia que habilidade e experiência fossem uma commodity essencial – e Ramiro veio preparado.

Ao longo de muitos anos de dedicação ao campo da óptica, criou armações feitas à medida, especialmente em casos em que o formato do rosto exigia personalização para garantir um ajuste perfeito.

 


TERCEIRA GERAÇÃO


“Uma loja de óptica nos anos 1970 era algo enorme, com dezenas de pequenas gavetas cheias de parafusos e peças de todos os tamanhos e larguras, com alicates, limas, lixas e, geralmente, uma grande bancada de trabalho para executar o serviço.

Eu, desde cedo, me acostumei a este ambiente: foi debaixo da bancada de trabalho do meu pai que passei os primeiros anos, criando os meus brinquedos a partir dos abundantes restos encontrados na oficina.

Desde muito jovem, portanto, aprendi o ofício e trabalhei em parceria com o meu pai durante anos. Guardei os segredos, as técnicas, o rigor, o compromisso e a paixão.

A minha paixão em dar vida a novas armações faz parte deste legado e está claramente ligada ao meu envolvimento inicial neste ofício.”

Paulino

  



PAULINO: O LEGADO


Queremos continuar o nome porque a tradição é uma transferência de conhecimento de geração em geração, um legado: o legado, neste caso, chama-se Paulino.